A sinalização de segurança é importante para prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais e, assim, assegurar a integridade física e a saúde dos trabalhadores. Sinaliza determinados riscos a que o trabalhador está exposto no local de trabalho, assim como fornece indicações ou obrigações a ter em conta.
Todo este processo foi desenvolvido no Decreto Lei nº141/95 de 14 de junho e com as sucessivas alterações / melhoramentos nas portarias nº 1456-A/95 de 11 de Dezembro e nº 178/20215 de 15 de Junho. A diretiva máquinas bem como as normas de segurança para máquinas advertem para o uso de autocolantes em equipamentos e máquinas sendo os mesmos de enorme importância, para a legalidade das mesmas.
Mantenha-se sempre informado e siga sempre as leis para uma sinalização eficiente e eficaz.
SINALIZAÇÃO DE PERIGO
Os sinais de perigo são triangulares com fundo negro sobre o amarelo. Pretendem chamar a atenção dos trabalhadores para os perigos existentes levando a que estes tomem os cuidados necessários.
|
SINALIZAÇÃO DE PROIBIÇÃO
A sinalização de proibição é redonda, com fundo branco, pictograma negro e uma faixa vermelha. Os sinais de proibição, obviamente, proíbem determinados comportamentos, passagens, etc.
|
SINAIS DE OBRIGAÇÃO
Os sinais de obrigação são redondos e azuis. Esta sinalização tem como objetivo indicar que comportamentos e procedimentos são obrigatórios, nomeadamente no que diz respeito ao uso de EPI’s.
|
SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA E DE COMBATE DE INCÊNDIO
A sinalização de emergência é retangular ou quadrada e tem um símbolo branco sobre fundo verde. Esta sinalização indica as saídas de emergência, direções de fuga ou localização de algum equipamento útil em situações de emergência, como incêndio, fuga de gás, etc. É muito importante que esta sinalização seja fotoluminescente, uma vez que estes sinais são visíveis no escuro. A sinalização de combate a incêndios é retangular ou quadrada e contém um símbolo branco sobre fundo vermelho. Esta sinalização pretende localizar facilmente equipamentos de combate a incêndio, como extintores, telefones de emergência, carretel, etc.
|
Sabia que? Se o seu equipamento não possuir este autocolante de segurança, em caso de acidente o fabricante poderá ser totalmente responsabilizado pelos danos causados pelo mau funcionamento ou operação da máquina. |
Comentários